Exu quer ir a Escola: Formação de Professores e Práticas Antidiscriminatórias.

“EXU QUER IR A ESCOLA: formação de professores e diversidade étnica na educação, vinculado às atividades do Grupo de Pesquisa: BAKULO – BAKULO – Observatório da Diversidade Étnica na Educação, vinculado ao LAPENF – Laboratório de Políticas Educacionais do Noroeste Fluminense, tem como objetivo contribuir para instrumentalização teórico-metodológica dos estudantes dos cursos de licenciatura doInstituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense – INFES/UFF, sobre a diversidade étnica na educação tendo como parâmetro a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08. Para isso pretende-se: 1) Sensibilizar os alunos participantes do projeto acerca das práticas e discursos discriminatórios, efetivados e legitimados nos espaços de formação do professores (licenciaturas); 2) Contribuir para a instrumentalização teórico- metodológica dos estudantes bolsistas envolvidos no projeto para atuação em práticas pedagógicas antidiscriminatórias, voltadas para o debate sobre a inclusão da diversidade étnica em seu cotidiano de formação.Para isso serão realizadas as seguintes estratégias: a) estudo exploratório de projeto, programas, atividades e ações desenvolvidas na formação do professor e profissionais da educação que se relacionem com as temáticas do projeto; b) organização de acervo de material didático-pedagógico sobre as temáticas do projeto.Além das atividades descritas será observado o rendimento acadêmico do aluno. Caso não seja satisfatório, será realizado diagnóstico das dificuldades apresentadas de forma possibilitar elaboração de estratégias que visem sanar as dificuldades e corrigi-las.”