Mestrado em Ensino – Dissertações Defendidas


INGRESSANTES 2018:

Ana Guimarães Corrêa Ramos Muniz – “QUEM TEM MEDO DO ‘LAUDO’ MAU?”: MÃES COMPARTILHAM HISTÓRIAS E
SABERES COM UMA APRENDIZ DE EDUCAÇÃO ESCUTAÇÃO
Ana Luisa Barros Cunha – “UMA EXPERIÊNCIA NO PAÍS DAS HISTÓRIAS: UM ENCONTRO COM A PALAVRAMUNDO”
Matheus dos Santos Souza – AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: POSIÇÕES DISPONIBILIZADAS AOS DOCENTES E POSSÍVEIS RESISTÊNCIAS
Raphael de Andrade Ribeiro – A TAXONOMIA DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A PREVENÇÃO DO PLÁGIO NA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS DE FINAL DE CURSO
Ritchelle Teixeira de Souza – INCLUSÃO E PERMANÊNCIA ESCOLAR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: DA LEGISLAÇÃO PERTINENTE À PRÁTICA EFETIVA, NAS ESCOLAS DA ZONA URBANA, DO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA-RJ


INGRESSANTES 2017:

Arildo dos Santos Amaral – CARTOGRAFIAS, MAPAS, LINHAS E DOBRAS NO OFÍCIO DE ORIENTADOR EDUCACIONAL: COMPONDO ESCRITAS, TECENDO REDES, INVENTANDO ESCOLAS

INGRESSANTES 2016:

ALESSANDRA TOZATTO – GRUPOS DE ENCONTRO NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS ITAPERUNA: (DES)CONSTRUINDO CONCEITOS.
 
ANA ISABEL FERREIRA DE MAGALHÃES – “ A LETRA DO MEDONHO É SUA? TECENDO ENCONTROS E POESIAS NA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
 
ÁQUILA JERARD MOULIN DITZZ – FERRAMENTA M-LEARNING DE ELABORAÇÃO DE TESTES DE AUTOAVALIAÇÃO PARA AMBIENTES DE ENSINO A DISTÂNCIA Santo Antônio de Pádua – RJ 2018
 
DIRCILENE VAL FERREIRA TOSTES – PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO COMPLEMENTO FLUBAROO PARA AVALIAÇÃO EM GEOMETRIA ANALÍTICA: UM ESTUDO DE CASO
 
DOMINIQUE GUIMARÃES DE SOUZA – ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID CIÊNCIAS NATURAIS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NO PERÍODO DE 2014 A 2015
 
ERILZA FARIA RIBEIRO – CARTOGRAFIA DE ENCONTROS DOCENTES – A POTÊNCIA DA PRESENÇA PRÓXIMA NO ENSINO
 
FABIANO BIANCHI – EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ÉTICA DO MÉDICO: AUTORIDADE, RESPONSABILIDADE E PENSAMENTO REFLEXIVO SOB O OLHAR DE HANNAH ARENDT
 
GLEICIANE LAGE SOARES POUBEL – “Por uma Parada Artística” na Sociedade do Desempenho: registros do movimento estético de um grupo de teatro do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna – RJ.
 
JOSIAS TEODORO GUEDES – – ENTRE LAMPARINAS E LAMPIÕES – NARRATIVAS, SABERES E FAZERES QUE ENSINAM: MEMÓRIAS DOS ATENDENTES DE ENFERMAGEM DA CASA DE CARIDADE DE CARANGOLA-MG
 
LARA SILVA LEAL – O VÍNCULO COM A LITERATURA: A EXPERIÊNCIA COMO POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO
 
LILIANE LIMA DE FREITAS SESSA SILVA – O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITAPERUNA
 
LINCOLN MANSUR COELHO – CULTURA MATERIAL E ENSINO LÚDICO: O USO DA NUMISMÁTICA EM SALA DE AULA
 
LUDYMILA AGUIAR GEMINO – RELATOS INTERIORES, EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS: A EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR EM UMA CIDADE PEQUENA
 
RENATA DOMINGUES GONÇALVES CAVEARI DE SOUSA – SAÚDE E EDUCAÇÃO: ENCONTROS POSSÍVEIS COM A MEDIAÇÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR
 
SAMUEL VIEIRA DA SILVA – A PARTICIPAÇÃO DA MAÇONARIA BRASILEIRA NA DEFESA DO ENSINO LAICO E NA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ESCOLAS NO FINAL DO SÉCULO XIX (1869-1900) NO BRASIL
 
WALDYR BARCELLOS JUNIOR – TRAJETÓRIAS ESCOLARES DAS TRAVESTIS DO INTERIOR: HISTÓRIA, (DES)APRENDIZAGENS E EDUCAÇÃO

 

INGRESSANTES 2015:

ADRIANA CHAVES DE OLIVEIRA RUBACK – A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO UMA CONDIÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA VIDA NO CAMPO DA SAÚDE
 
AMANDA BERSACULA DE AZEVEDO – NÚCLEO DE GÊNERO: UM IMPORTANTE ESPAÇO PARA A PRODUÇÃO DE SABERES E SUBJETIVIDADES?
 
ANA LUCIA ALVARENGA DOS SANTOS SOUZA – CARTOGRAFIA DE PROCESSOS FORMATIVOS DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
 
ANNETE MONTES LANZAROTTI HOSKEN – PRÁTICAS INSTITUÍDAS E INSTITUINTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO EM CARANGOLA/MG (1980-2015)
 
CAMILA DIAS LEÃO – O JOGO TABULEIRO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA: UMA FORMA ALTERNATIVA INTERDISCIPLINAR NA ABORDAGEM DO TEMA DROGAS NA ESCOLA
 
CHARLES OLIVEIRA MAGALHÃES – A PRESCRIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA SALA SESI MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DE TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
 
IZABEL CRISTINA GALIAÇO ÁVILA – FORMANDO PROFESSORES, DIFERENTES MODOS EM UMA MESMA SOCIEDADE (1950-1960).
GLEICIENE GOMES DE ARAÚJOUMA INTERFACE ENTRE MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR E OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: construindo estratégias para uma autonomia ao saber médico
KAREN MATA SANTOS – O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO FACILITADOR DO ESTUDO DO MEIO: A REPRESENTATIVIDADE DO RIO POMBA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ
 
MÁRCIA APARECIDA DE SOUZA PARREIRA – ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO E NOROESTE FLUMINENSE: ENTRE CONFLITOS, DILEMAS, EMBATES E DEBATES.
 
RAFAEL BORGES GUIMARÃES DA ROCHA – ENTRE A SUBJETIVAÇÃO E A SINGULARIDADE: OS MÚLTIPLOS DEVIRES DAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
 
RAFAELA MORAES CRUZ – UMA PLETORA DE POLIEDROS: EXPLORANDO POLIEDROS REGULARES COM A METODOLOGIA DA ENGENHARIA DIDÁTICA
 
THAMYRES BANDOLI TAVARES VARGAS – CARTOGRAFIA DE PROCESSOS INCLUSIVOS: NARRATIVAS SOBRE O COTIDIANO DA MEDIAÇÃO ESCOLAR

 

Notícias

Roda de conversa com estudantes do INFES

Convidamos todas, todos e todas para a primeira roda de conversa com estudantes do INFES com objetiv[...]

Nota de falecimento

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Jeibson Fonseca, aluno do curso de Licenciatu[...]

Guia da Faculdade 2020 - Bacharelado Matemática

O curso de Bacharelado em Matemática do INFES/UFF foi avaliado com 4 estrelas (Mui[...]

Mesa de Debates - Ensino Remoto e Ensino Híbrido: Possibilidades em Tempos de Pandemia

Nosso evento está chegando!! Encerraremos as inscrições em 26/09! Corram e garantam o acesso a[...]

Dicas de Eventos (COAR)

LIVES ANPEd (debate Docência e Liberdade de Cátedra em tempos de ataque à Democracia)  7 DE OUTUBR[...]

Copyright 2021 - STI - Todos os direitos reservados