Mestrado em Ensino – Dissertações Defendidas

 

INGRESSANTES 2019:

INGRESSANTES 2018:

Alceu Rangel da Silva Junior: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO JURÍDICO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA APOIADA EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ana Guimarães Corrêa Ramos Muniz:  – “QUEM TEM MEDO DO ‘LAUDO’ MAU?”: MÃES COMPARTILHAM HISTÓRIAS E
SABERES COM UMA APRENDIZ DE EDUCAÇÃO ESCUTAÇÃO
Ana Luisa Barros Cunha: – “UMA EXPERIÊNCIA NO PAÍS DAS HISTÓRIAS: UM ENCONTRO COM A PALAVRAMUNDO”
Camila Féres Valinho: TRADUÇÕES, APLICAÇÕES E RESULTADOS: UMA METODOLOGIA UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TEXTOS TÉCNICOS CURTOS. 
Carlos Eduardo Fíngolo Tostes: INICIATIVAS PARA INCENTIVO À EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE
Daniela Faria de Souza: ABORDAGENS EDUCATIVAS SOBRE O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Juliana de Freitas Barbosa Pereira: PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR ALUNOS DE DOIS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENSINO MÉDIO REGULAR/FORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO NA MODALIDADE NORMAL E ENSINO SUPERIOR/LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
João Paulo de Oliveira Faria: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS: PROPOSTAS E DESAFIOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Matheus Lopes Ferreira: HISTÓRIA DA QUÍMICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ABORDAGEM LÚDICA COM O USO DE JOGO DIDÁTICO
Matheus dos Santos Souza: – AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: POSIÇÕES DISPONIBILIZADAS AOS DOCENTES E POSSÍVEIS RESISTÊNCIAS
Milena Cristini da Silva: AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DO ORIGAMI NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO DA UFF EM NITERÓI E SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
Larissa Maria Gemino Alves Vieira: A CONSERVAÇÃO DE ENERGIA: OS RECURSOS DIDÁTICOS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O PENSAMENTO COMPLEXO
Raphael de Andrade Ribeiro: – A TAXONOMIA DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A PREVENÇÃO DO PLÁGIO NA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS DE FINAL DE CURSO
Rosa Cristina Costa: PRODUÇÃO, VALIDAÇÃO E AVALIAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS SOBRE O TEMA CORPO HUMANO
Ritchelle Teixeira de Souza: – INCLUSÃO E PERMANÊNCIA ESCOLAR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: DA LEGISLAÇÃO PERTINENTE À PRÁTICA EFETIVA, NAS ESCOLAS DA ZONA URBANA, DO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA-RJ
Sâmela Estéfany Franscisco Faria: FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA E A NATURALIZAÇÃO DE PROBLEMAS DE ESCOLARIZAÇÃO: o discurso médico atravessando as práticas escolares
Thalles Azevedo Ladeira:  O ADOECIMENTO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROCESSOS DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO
Thuany Silva Rezende: ALFABETIZAR-SE PARA ALFABETIZAR NA PALAVRAMUNDO: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Valmici Musquine de Brito Rocha: EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS E ENSINO SUPERIOR: POR UM PROJETO DE ACESSO, PERMANÊNCIA E PERTENCIMENTO
Valmíria Barcellos Pereira: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE MATEMÁTICA, CARTOGRAFIAS: DO PROCESSO DE CRIAÇÃO AO CONTEXTO DE PRÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


INGRESSANTES 2017:

INGRESSANTES 2016:

ALESSANDRA TOZATTO – GRUPOS DE ENCONTRO NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS ITAPERUNA: (DES)CONSTRUINDO CONCEITOS.
ANA ISABEL FERREIRA DE MAGALHÃES – “ A LETRA DO MEDONHO É SUA? TECENDO ENCONTROS E POESIAS NA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
ÁQUILA JERARD MOULIN DITZZ – FERRAMENTA M-LEARNING DE ELABORAÇÃO DE TESTES DE AUTOAVALIAÇÃO PARA AMBIENTES DE ENSINO A DISTÂNCIA Santo Antônio de Pádua – RJ 2018
DIRCILENE VAL FERREIRA TOSTES – PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO COMPLEMENTO FLUBAROO PARA AVALIAÇÃO EM GEOMETRIA ANALÍTICA: UM ESTUDO DE CASO
DOMINIQUE GUIMARÃES DE SOUZA – ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID CIÊNCIAS NATURAIS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NO PERÍODO DE 2014 A 2015
ERILZA FARIA RIBEIRO – CARTOGRAFIA DE ENCONTROS DOCENTES – A POTÊNCIA DA PRESENÇA PRÓXIMA NO ENSINO
FABIANO BIANCHI – EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ÉTICA DO MÉDICO: AUTORIDADE, RESPONSABILIDADE E PENSAMENTO REFLEXIVO SOB O OLHAR DE HANNAH ARENDT
GLEICIANE LAGE SOARES POUBEL – “Por uma Parada Artística” na Sociedade do Desempenho: registros do movimento estético de um grupo de teatro do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna – RJ.
JOSIAS TEODORO GUEDES – – ENTRE LAMPARINAS E LAMPIÕES – NARRATIVAS, SABERES E FAZERES QUE ENSINAM: MEMÓRIAS DOS ATENDENTES DE ENFERMAGEM DA CASA DE CARIDADE DE CARANGOLA-MG
LARA SILVA LEAL – O VÍNCULO COM A LITERATURA: A EXPERIÊNCIA COMO POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO
LILIANE LIMA DE FREITAS SESSA SILVA – O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITAPERUNA
LINCOLN MANSUR COELHO – CULTURA MATERIAL E ENSINO LÚDICO: O USO DA NUMISMÁTICA EM SALA DE AULA
LUDYMILA AGUIAR GEMINO – RELATOS INTERIORES, EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS: A EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR EM UMA CIDADE PEQUENA
RENATA DOMINGUES GONÇALVES CAVEARI DE SOUSA – SAÚDE E EDUCAÇÃO: ENCONTROS POSSÍVEIS COM A MEDIAÇÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR
SAMUEL VIEIRA DA SILVA – A PARTICIPAÇÃO DA MAÇONARIA BRASILEIRA NA DEFESA DO ENSINO LAICO E NA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ESCOLAS NO FINAL DO SÉCULO XIX (1869-1900) NO BRASIL
WALDYR BARCELLOS JUNIOR – TRAJETÓRIAS ESCOLARES DAS TRAVESTIS DO INTERIOR: HISTÓRIA, (DES)APRENDIZAGENS E EDUCAÇÃO

INGRESSANTES 2015:

ADRIANA CHAVES DE OLIVEIRA RUBACK – A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO UMA CONDIÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA VIDA NO CAMPO DA SAÚDE
AMANDA BERSACULA DE AZEVEDO – NÚCLEO DE GÊNERO: UM IMPORTANTE ESPAÇO PARA A PRODUÇÃO DE SABERES E SUBJETIVIDADES?
ANA LUCIA ALVARENGA DOS SANTOS SOUZA – CARTOGRAFIA DE PROCESSOS FORMATIVOS DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ANNETE MONTES LANZAROTTI HOSKEN – PRÁTICAS INSTITUÍDAS E INSTITUINTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO EM CARANGOLA/MG (1980-2015)
CAMILA DIAS LEÃO – O JOGO TABULEIRO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA: UMA FORMA ALTERNATIVA INTERDISCIPLINAR NA ABORDAGEM DO TEMA DROGAS NA ESCOLA
CHARLES OLIVEIRA MAGALHÃES – A PRESCRIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA SALA SESI MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DE TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
IZABEL CRISTINA GALIAÇO ÁVILA – FORMANDO PROFESSORES, DIFERENTES MODOS EM UMA MESMA SOCIEDADE (1950-1960).
GLEICIENE GOMES DE ARAÚJOUMA INTERFACE ENTRE MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR E OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: construindo estratégias para uma autonomia ao saber médico
KAREN MATA SANTOS – O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO FACILITADOR DO ESTUDO DO MEIO: A REPRESENTATIVIDADE DO RIO POMBA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ
MÁRCIA APARECIDA DE SOUZA PARREIRA – ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO E NOROESTE FLUMINENSE: ENTRE CONFLITOS, DILEMAS, EMBATES E DEBATES.
RAFAEL BORGES GUIMARÃES DA ROCHA – ENTRE A SUBJETIVAÇÃO E A SINGULARIDADE: OS MÚLTIPLOS DEVIRES DAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
RAFAELA MORAES CRUZ – UMA PLETORA DE POLIEDROS: EXPLORANDO POLIEDROS REGULARES COM A METODOLOGIA DA ENGENHARIA DIDÁTICA
THAMYRES BANDOLI TAVARES VARGAS – CARTOGRAFIA DE PROCESSOS INCLUSIVOS: NARRATIVAS SOBRE O COTIDIANO DA MEDIAÇÃO ESCOLAR

INFES – UFF
Universidade Federal Fluminense, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior

Av. João Jasbick, s/nº, Bairro Aeroporto

Santo Antônio de Pádua – RJ

CEP: 28470-000

Telefone:
Secretaria: (21)2629-2355, Gerências: (21) 2629-2357

REDES SOCIAIS

Skip to content