Mestrado em Ensino – Estrutura Curricular

 

O currículo deverá ser cumprido num tempo útil de 840 (oitocentos e quarenta) horas/aula, correspondentes a 56 (cinquenta e seis) créditos, compreendendo as seguintes atividades:

  • 9 disciplinas obrigatórias, tendo as mesmas um total de 36 créditos, sendo 16 teóricos, 8 teórico-práticos e 12 de trabalho orientado, totalizando uma carga horária de 540h;

  • 2 disciplinas optativas, tendo as mesmas um total de 8 créditos teóricos, totalizando uma carga horária de 120 horas;

  • elaboração de dissertação, com 12 créditos, com um total de 840h.

Complementa, ainda, este currículo uma disciplina de Estágio Docência, obrigatória para todos os alunos que usufruírem de bolsas de estudos CAPES por qualquer período durante o curso, optativa para os demais, a qual serão atribuídos 4 créditos (1T-0TP-1ES) correspondentes a 60 ( sessenta) horas/aula.

 

O Programa de Mestrado em “Ensino” funcionará em regime semestral e terá as seguintes atividades acadêmicas:

 

a) As disciplinas desenvolvem temáticas vinculadas às linhas de pesquisa do Programa, procurando relacionar a formação teórica e prática dos mestrandos, trazendo à reflexão discussões atuais pertinentes ao campo investigativo do ensino enquanto campo interdisciplinar.

b) Atividades de Pesquisa envolvem grupos de pesquisa constituídos por orientadores/as e seus respectivos discentes da mesma linha de pesquisa. Elas são destinadas a discutir e socializar informações sobre o desenvolvimento dos projetos dentro de uma mesma linha de pesquisa, estudos teóricos, realização de seminários temáticos etc. O trabalho destes grupos de pesquisa visa o aperfeiçoamento em conjunto dos projetos de pesquisa, bem como o incentivo à produção acadêmica e divulgação da mesma. A permanência do aluno/a no curso é condicionada ao desempenho nestes fóruns, avaliado pelo/a orientador/a.

c) As atividades complementares são obrigatórias, com um total de 60h (4 créditos), e abrangem várias atividades que deverão ser desenvolvidas pelos mestrandos/as, como a participação em comissões, colegiados, projetos de pesquisa, projetos de extensão, seminários, eventos científicos da área (com ou sem apresentação de trabalho), entre outras atividades.

d) O estágio docência, obrigatório para todos os alunos que usufruírem de bolsas de estudos CAPES por qualquer período durante o curso, optativa para os demais, será realizado pelos mestrandos/as visando a preparação para a docência, e, preferencialmente, ligadas ao projeto de pesquisa do/a discente. O/a orientador/a acompanhará seus orientandos/as nas atividades de estágio ao longo das 60 horas previstas na estrutura curricular para esse quesito (o estágio será orientado por regulamento próprio).

e) Pesquisa de dissertação envolve diretamente o progresso do projeto de pesquisa do mestrando, com a sua resultante redação e defesa da sua dissertação de mestrado.

 

Cada unidade de crédito equivale a 15 horas/aula de disciplinas e seminários previstos no semestre.

O eixo do mestrado é a pesquisa, assim esta deve ser iniciada desde o ingresso do aluno no Programa e realizada simultaneamente com as outras atividades curriculares que lhe servem de suporte teórico e metodológico. Cada aluno/a, juntamente com o/a orientador/a deverá definir um plano de estudos que compatibilize as diversas atividades da melhor maneira possível.

Os/as alunos/as matriculados ainda terão obrigatoriamente que realizar o  Exame de qualificação (de preferência com 12 meses de início do curso e no máximo depois de 15 meses do início do curso).

Observação: Os créditos referentes às disciplinas deverão ser integralizados preferencialmente no primeiro ano do curso.

A totalização desses créditos com a defesa da dissertação deverá ocorrer de 18 a 24 meses.

Semestre

Disciplina

Carga Horária

Créditos

1o

Pensamento Educacional Brasileiro       

60 h

4

1o

Epistemologia e Educação

60 h

4

1o

Fórum de Pesquisa

60 h

4

Eletivas

120 h

8

2o

Ensino Interdisciplinar

60 h

4

Seminário de Pesquisa I

60h

4

Estudo Independente I

60 h

4

Seminário de Pesquisa II

60 h

4

Estudo Independente II

60 h

4

12º mês

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Produção e defesa da Dissertação

180h

12

 

Prazo máximo para conclusão: 24 meses

 

Atividades Complementares: 4 créditos (60h)

 

Disciplinas Optativas da Linha1 –  Epistemologias do Cotidiano e Práticas Instituintes

 

Cotidianos E Imagens

 

Crianças, Infâncias e Cotidianos Escolares

 

Conceitos, Princípios E Desafios Da Educação Inclusiva

 

Teoria e pesquisa em Representações sociais

 

Educação e Sustentabilidade

 

História Das Ciências E Das Técnicas

 

Metodologia Da Pesquisa

 

Tópicos Especiais – 60h

 

Tópicos Especiais – 30h

 

Tópicos Especiais – 15h

 

 

 

Disciplinas Optativas da Linha2 –  Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

 

Formação Docente E Práticas Pedagógicas

 

Educação, Saúde e Meio Ambiente

 

Espaços Não Formais De Educação E Divulgação Científica

 

Metodologia Da Pesquisa

 

Ciências Sociais, Educação e Ensino

 

Tendências de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática

 

Tópicos Especiais – 60h

 

Tópicos Especiais – 30h

 

 

 

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