Mestrado em Ensino – Infraestrutura

Infraestrutura física e acadêmica do curso:

Inclui sede administrativa (secretaria, sala de coordenação e sala de professores), salas de aulas e laboratórios já implantados, e outros em fase implantação. Para o apoio às atividades acadêmicas o Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior conta com um conjunto de instalações e equipamentos já existentes e outros em fase de implantação. Toda essa estrutura visa oferecer ao discente as melhores condições de ensino aprendizagem. Assim sendo, serão descritos abaixo os elementos necessários à composição da infra-estrutura acadêmica do curso.

 

UFASA (Unidade Funcional de Administração e Salas de Aulas)

O Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior conta com uma unidade UFASA com 16 salas de aulas climatizadas com capacidade média para 45 alunos, além de auditório com capacidade para 111 lugares, dotado com equipamento multimídia para projeção e som ambiente.

 

Salas de aula

As aulas do programa de mestrado serão oferecidas nas salas de aula nº 5 e 6º da UFASA que já está construída. Tais salas são climatizadas com ar condicionado e têm uma capacidade média para 45 alunos e serão preferenciais para o programa de mestrado.

 

Secretaria

A secretaria funcionará na secretaria unificada que já está em funcionamento na UFASA, porém contará com espaço exclusivo, com mesa e funcionário dedicado exclusivamente ao programa. A secretaria unificada

 

Sala de Coordenação

A coordenação funcionará na sala multiuso das coordenações de curso de graduação que já está em funcionamento na UFASA, porém contará com espaço exclusivo, com mesa e computador exclusivo ao programa.

 

Gabinetes dos docentes:

Sala de professores

A sala de professores funcionará na sala de professores que já está em funcionamento na UFASA, porém contará com espaço exclusivo, com mesa e computador exclusivo ao programa.

 

Sala para estudos dos alunos

Os alunos terão espaço para estudo disponível na biblioteca, que tem 5 computadores com internet, e espaço reservado para estudo.

 

Laboratório de informática

O Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior conta com um laboratório de informática com 21 computadores ligados a internet, sem contar que todo o Instituto possui rede Wi-Fi disponível para todos os alunos.

 

 

Transporte

A Unidade dispõe de um ônibus (45 lugares) e um veículo utilitário (15 lugares).

 

 

LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores

Esse laboratório está em fase de implantação, pois foi contemplado recentemente pelo Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – EDITAL Nº 035/2012/CAPES. O LIFE/INFES terá uma área de 75 m2 onde serão criados dois ambientes formativos interdisciplinares para educadores das áreas de conhecimento referentes aos cursos de licenciatura do INFES: 1) Plataforma Virtual de Aprendizagem (AVA), onde serão desenvolvidas e disponibilizadas atividades e experimentos educacionais na forma de aplicativos virtuais; e 2) Espaço Interdisciplinar de Elaboração e Aplicação de Metodologias Didáticas Experimentais, em que as atividades e os experimentos tomarão dimensões físicas. Ambos com suas especificidades materiais e organizacionais.

 

Laboratório de Ensino de Física

Esse laboratório já encontra-se em funcionamento disponibilizando diversos equipamentos onde os alunos podem observar e experimentar na prática vários princípios da física tais como: roldanas, cadeira de pregos etc… Outra atividade desenvolvida no laboratório é o projeto. Exposição de experimentos de Física para alunos do Noroeste Fluminense. Esse projeto versa a construção de uma exposição de experimentos de Física, confeccionados de materiais recicláveis, de baixo custo e de equipamentos mais sofisticados, atingindo tanto os alunos da rede pública de ensino quanto à sociedade em geral. Concomitantemente às exposições, o laboratório oferece aos professores da rede pública da Educação Básica uma oficina, onde os mesmos aprendem a confeccionar alguns experimentos de Física feitos de materiais de sucatas ou de baixo custo.

 

Labem (Laboratório de ensino de matemática)

O Laboratório de Educação Matemática – LABEM – é um espaço que articula professores de Matemática de diferentes níveis e modalidades de ensino, licenciandos de Matemática, estudantes de Pedagogia, profissionais da área de Educação, Matemática, Educação Estatística e Educação Matemática. O LABEM realiza parte de suas atividades na Faculdade de Educação da UFF, em Niteroi e, a partir de 2012, conta com a participação de professores do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação – INFES-UFF  – localizado em Santo Antônio de Pádua. A proposta principal do LABEM é a de se constituir como um centro de referência para projetos e pesquisas na área da Educação Matemática na UFF, propiciando um espaço de reflexão, ação e intercâmbio com professores, grupos de pesquisa, movimentos culturais e educacionais. Dentre as atividades do LABEM estão a realização e a divulgação de ações e produções da área de Educação Matemática, promovendo a participação de membros de toda comunidade escolar. O LABEM, além de subsidiar as disciplinas pedagógicas e integradoras dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia da UFF, oferece a comunidade escolar atividades de Extensão coordenadas por seus professores e colaboradores

 

Laboratório de Ciências Naturais

O laboratório de ciências naturais está em fase de implantação. Esse laboratório dará suporte às aulas práticas das áreas de biologia e ciências da terra, tanto do curso de Ciências Naturais quanto do curso de Educação do Campo. O laboratório contará com diversos tipos de materiais didáticos, tais como: minerais, rochas, amostras de solo, material vegetal e zoológico.

 

Casa de vegetação e borboletário

Esses espaços estão em fase de orçamento e serão construídos para atender as aulas das disciplinas do Curso de Ciências Naturais, como Biodiversidade I e II, e do Curso de Pedagogia, como Ciências Naturais: Conteúdo e Método e Educação Ambiental.

 

Brinquedoteca

Em elaboração – Nova UFASA, moradia estudantil e restaurante universitário

Está em fase de elaboração em nosso plano diretor o projeto que visa criar a moradia estudantil e o restaurante universitário, além de nova UFASA, o que permitirá maior permanência dos estudantes oriundos da região durante o tempo escola.

 

Recursos materiais

Os recursos materiais para atender os acadêmicos se resumem em: Materiais de expediente para atender as dinâmicas, acervo bibliográfico específico (a ser adquirido), data-show, computadores com internet, retroprojetor, sala de vídeo climatizada, um laboratório de ensino de física, um Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) em fase de implantação conquistado em Edital da CAPES.

 

Biblioteca

A Biblioteca do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior conta atualmente 2437 títulos de livros, totalizando 5041 volumes e 170 títulos de periódicos, totalizando 1525 volumes de periódicos. Cabe ressaltar que há previsão de acréscimo nesse acervo no ano de 2014.

 

Acervo da BINF

Área de Concentração: Matemática, Pedagogia, Física, Ciências Naturais e Computação  Bases de dados da UFF

O Sistema de Identificação Única da UFF (IDUFF) está integrado à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Esta integração permite à comunidade acadêmica o acesso remoto ao contéudo assinado pela CAPES para o Portal de Periódicos.

A Universidade Federal Fluminense foi selecionada para participar do Projeto Piloto que possibilitará o registro e acesso ao  SciFinder Web [ferramenta de pesquisa nas áreas de ciências biomédicas, química, engenharia, ciência dos materiais, ciências agrárias] por usuários com endereços de e-mail particulares. Até o presente momento o registro para acesso ao SciFinder Web só pode ser realizado por usuários que possuam e-mail institucional.

ProQuest Dissertations & Theses Full Text (PQDT) – Arquivo oficial de dissertações digitais da Library of Congress. Oferece textos completos para a maioria das dissertações adicionadas desde 1997, com mais de um milhão de trabalhos em versão integral disponíveis para download em formato PDF. Cobertura: Multidisciplinar.

Livros eletrônicos Springerlink – Lista com os 255 títulos assinados da Mathematics Collection 2008 assinados para a UFF.

Journal Storage (JSTOR) – Biblioteca digital que disponibiliza periódicos acadêmicos e textos completos subdivididos em diversas categorias. As Coleções Artes & Sciences II e IV-XI e Ireland, ainda não disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES.

Ebrary –  Biblioteca digital com acervo constituído por livros, periódicos, obras de referência, manuais e etc.. Nesta biblioteca foram assinados 531 títulos da coleção Academic Complete.

PRISMA (Publicaciones y Revistas Sociales y Humanísticas) – Periódicos acadêmicos com texto completo nas áreas das ciências sociais e humanidades para estudo acadêmico interdisciplinar de temas hispânicos, latino-americanos e caribenhos.

Latin American Newsstand – Acesso unificado à cobertura atual e retrospectiva de até 5 anos de mais de 120 jornais de 11 países da América Latina, além de títulos de Porto Rico. A cobertura de texto completo do Brasil inclui os jornais: O Globo, Valor Econômico, Folha de S. Paulo, Jornal do Commercio, InvestNews.

Black Abolitionist Papers – Coleção de fontes primárias de afro-americanos que participaram ativamente no movimento para acabar com a escravidão nos Estados Unidos entre 1830 e 1865.

Acta Sanctorum – Versão eletrônica completa do texto impresso da Acta Sanctorum, coleção de documentos que examina a vida dos Santos da Igreja Católica.

Patrologia Latina – A base de dados Patrologia Latina apresenta os trabalhos dos Padres latinos em um formato eletrônico pesquisável.

World Newspaper Archive – Jornais Africanos Históricos: (1800-1922) – Fornece mais de 30 jornais africanos completamente pesquisáveis publicados no séculos XIX e XX em inglês e linguagens estrangeiras da Gana, Quênia, Lesoto, Maláui, Moçambique, Namíbia, Nigéria, África do Sul, Uganda e Zimbábue.  Username: uff – Password: uff – Um “cookie” será armazenado no computador durante o primeiro acesso (se esta opção estiver disponível no navegador). Recomendamos que esta página seja marcada como “favorita” para facilitar o acesso no futuro

USE  http://muse.jhu.edu/browse

ZAHAR http://portaldapesquisa.com.br/databases/sites?action=livros

 

 

 

Notícias

Mesa de Debates - Ensino Remoto e Ensino Híbrido: Possibilidades em Tempos de Pandemia

Nosso evento está chegando!! Encerraremos as inscrições em 26/09! Corram e garantam o acesso a[...]

Dicas de Eventos (COAR)

PARA O HOME OFFICE: COMO MELHORAR O AMBIENTE EM TEMPOS DE COVID 15 DE SETEMBRO DE 2020 Link: canal[...]

Materiais de apoio (COAR)

Conversor de PDFs e Imagens Direitos Autorais E-Books de Editoras Universitárias [EdU[...]

Ciclo de palestras reator IPEN

Nome do Evento: Ciclo de palestras sobre o Reator Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nu[...]

Comissão de Organização de Atividades Remotas (COAR)

COAR é a abreviação de “Comissão de Organização de Atividades Remotas”, aprovada pelo Colegiado de U[...]

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados