O Livro “Cacá e o rio Pomba” e o Livro “Meio Ambiente e Sustentabilidade”

• Livro rio Pomba:

O Livro “Cacá e o rio Pomba” foi escrito pelo Prof. da Universidade Federal Fluminense, Marcelo Nocelle de Almeida, em parceria com a aluna de Mestrado Renata Nalim Basílio Tissi e a aluna de Graduação em Ciências Naturais Thayná Machado Pereira. O livro narra uma história contada pelo cascudo Cacá, que simboliza uma espécie ameaçada de extinção do rio Pomba, o cascudo-leiteiro.

Nessa história, o cascudo explica uma pequena parte da cadeia alimentar do rio e aborda alguns problemas causados pela espécie humana no rio. No final do livro são apresentadas as fotografias das espécies contidas na história e alguns aspectos ambientais do rio. Possui também algumas atividades lúdicas como palavras-cruzadas e caça-palavras.

É um livro direcionado para o pública infanto-juvenil, que pode ser utilizado apenas como literatura ou como apoio para aulas de ciências no ensino fundamental I e II.

Acesse o livro:

• Livro Meio Ambiente e Sustentabilidade:

Este livro é fruto da segunda edição do Curso de Extensão “Meio Ambiente e Sustentabilidade” desenvolvido sob a Coordenação da Profa. Célia Maria Lira Jannuzzi no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF.

Esta é uma obra importante, pois, aborda temas ambientais relevantes para o Noroeste Fluminense, região que historicamente sofre com intensos processos de degradação ambientais. Esse livro vem debater esses temas e discutir com toda a comunidade da região as transformações necessárias para resgatar, conservar e preservar os recursos naturais, que outrora foram abundantes, mas que hoje são escassos.

A construção do livro está fundamentada na pluralidade de seus autores, refletindo assim a pluralidade das questões ambientais. Trata-se de uma obra para o público em geral, meio acadêmico e escolar, uma vez que a linguagem á cessível para todos.

Acesse o livro: