Projetos de Pesquisa PCH

Professores:

Alen Henriques
“Educação do Campo e Redes Alimentares Alternativas”

Alexsandra dos Santos Oliveira

  • O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA PANDEMIA E NO PÓS- PANDEMIA ( Situação: Em Andamento);
  • PLANEJAMENTO, GESTÃO E PARTICIPAÇÃO: FACES DA ESCOLA NO NOROESTE FLUMINENSE (Situação: Em Andamento );
  • INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: INTERFACES ENTRE A LEGISLAÇÃO E O COTIDIANO DA ESCOLA NA PANDEMIA COVID-19 ( Situação: Em Andamento)

Andréa Reis e Pablo de Vargas:
“Repercussões da pandemia do novo coronavírus nos aspectos interacionais das linguagens oral e escrita”

Cecília Neves Lima
– Professores formadores de professores: múltiplos olhares docentes acerca da Resolução CNE/CES 02/2019.

Cristiana Callai
– Interações e Brincadeiras na Educação Infantil: dos Documentos Legais à Prática Pedagógica

Diego Chabalgoity
– Paulo Freire, Marxismo e Descolonialismo
– Paulo Freire, Ontologia do Oprimido e Filosofia da Educação Popular

Eduardo  Quintana
Espaços de Devoção, Religiosidade e Patrimônio Cultural Afro-brasileiro: Diálogos com Territórios Étnicos e Seus Sujeitos

Fernando de Souza Paiva
– Trajetórias da Formação de Professores no Interior Fluminense

Francisca Marli Rodrigues de Andrade
– Problemas Ambientais e Amazônia Brasileira: Justiça climática
– Educação do Campo em Plataformas de Cidadania
– Formação de educadoras/es do campo na UFF e mídias sociais: Pedagogia da Alternância durante a Pandemia COVID-19.

Fábio Oliveira
– A Educação Especista: Dilemas éticos e políticos (PROAES-UFF3039)
– LEA – Laboratório de Ética Ambiental e Animal

Jacqueline de Souza Gomes
– Diagnóstico na Sala de Aula: impactos do laudo médico nas práticas docentes inclusivas no ensino fundamental do município de Santo Antônio de Pádua/RJ.
– Diagnóstico Precoce e Qualidade de Vida: estudos com zika vírus e Doenças Raras no Brasil
– Indicadores Educacionais sobre 92 Educação Especial na Educação Básica: estudo sobre acesso, permanência e perfil de estudantes 93 público alvo da Educação Especial no município de Maricá/RJ
– Subjetividades, Aprendizagem e Diagnósticos: estudos à luz da Sociologia do Diagnóstico.
– Estudos Críticos sobre Deficiência
– Formação Básica de Ledoras/es
– Formação Básica em Audiodescrição
– Garimpeir@s da Pesquisa

– Diagnóstico na Sala de Aula: impactos do laudo médico nas práticas docentes inclusivas no ensino fundamental do município de Santo Antônio de Pádua/RJ.
– Diagnóstico Precoce e Qualidade de Vida: estudos com zika vírus e Doenças Raras no Brasil

Júlio César Medeiros da Silva Pereira
– Núcleo de Estudos e Pesquisas SANKOFA: Relações étnico raciais, memória, cidadania e Direitos Humanos. (Certificado pelo CNPq)
– Projeto: Escravidão e Memória na Região Noroeste, de 1833 a 1888
– Projeto: Produção cafeeira e escravismo em Santo Antônio de Pádua de 1833 a 1850

Leandro Roberto Neves
Pesquisa Psicossocial da Cidade – Santo Antônio de Pádua/ RJ e São Luiz do Paraitinga/SP

Leonardo Gama Campos
– Núcleo de ensino, pesquisa e extensão em Território, Ambiente e Agroecologia” (NUTAGRO)
– Território de Experiências Interdisciplinares Agroecológicas (TEIA)

Maurílio Machado Lima Júnior
Permacultura e biorregionalismo nas pesquisas e práticas pedagógicas da Educação do Campos

Maristela Barenco Correa de Mello
– Grupo de Ensino e Pesquisa FLORA (Filosofias, Lógicas e Reescritas Acadêmico-Afetivas). Todas as sextas, de 8 às 11 horas.
– Tempo Comunidade (Educação do Campo) Eixo Temático: Educação e Sustentabilidade

Michelle Lima Domingues e Rolf Malungo de Souza
– Núcleo de Estudos e Pesquisas Saberes, Conflitos e Territórios
Michelle Lima Domingues
– Projeto de Pesquisa: Direito à habitação e à cidade: organização e mobilização comunitária de famílias trabalhadoras urbanas enquanto beneficiárias do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida Entidades
– Projeto de Pesquisa Coletivo: HelpingthePoorStayPut: New AffordableHousing in Rio de Janeiro, Brazil
– Projeto de iniciação científica: Moradia e organizaçãocomunitária: estudo dos processos de mobilização de famílias trabalhadoras pelo direito `a habitação, beneficiárias do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida Entidades pelo direito à habitação

Mitsi Pinheiro de Lacerda
– O método regressivo-progressivo aplicado a imagens do cotidiano escolar

Paula Arantes Botelho Briglia Habib
Sindicatos Rurais e a Questão Agrária no Noroeste Fluminense
Cidadania e questões étnico-raciais no Brasil Republicano
 Brasil Republicano e a construção da cidadania
Leituras sobre raça, racismo e literatura negra
História das Mulheres e das Relações de Gênero na perspectiva do Ensino

Rolf Malungo de Souza
– Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas, Saberes, Conflitos e Territórios

Sandro Tiago da Silva Figueira
– Didática da/na Educação Superior: reconfigurando o vivido e construindo outros modos de professorar em co-labor-ação

Tiago Figueira:
– “Movimentos Curriculares/Didáticos na Formação Docente na América Latina”
– “Formação de Professores, Processos e Práticas Pedagógicas”

INFES – UFF
Universidade Federal Fluminense, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior

Av. João Jasbick, s/nº, Bairro Aeroporto

Santo Antônio de Pádua – RJ

CEP: 28470-000

Telefone:
Secretaria: (21)2629-2355, Gerências: (21) 2629-2357

REDES SOCIAIS

Skip to content