TÍTULO: Grupo de Estudos Itinerantes

PROFESSOR: Mitsi Pinheiro de Lacerda Benedito

RESUMO: O projeto consiste na continuidade do trabalho desenvolvido em 2017, durante o qual foram realizados 10 (dez) encontros presenciais com os sujeitos envolvidos na ação extensionista. O Projeto de Extensão “Grupo de Estudos Itinerantes” é destinado a agregar um grupo de estudos teóricos composto por sujeitos interessados em práticas de liberdade, instituintes e autorais em Educação. O grupo teve início a partir de conversações e interesse de seus atuais membros, os quais atuam em escolas públicas no município de Carangola/MG, nas funções de direção, docência, serviços gerais, orientação e supervisão. A ideia de “itinerância” que orienta o grupo refere-se à diversidade de temas a serem estudados, aos locais de encontro e membros participantes. Os temas são escolhidos a partir de demandas do grupo, estabelecidos em acordo com todos. Os locais de encontro se adequam à itinerância do grupo, atendendo às necessidades coletivas. Os membros participantes também incorporam estaitinerância, uma vez que o grupo é aberto e livre à participação. Trata-se de um grupo de estudos de natureza instituinte, com propósitos contra hegemônicos e fundado em práticas de liberdade freirianas. Está prevista a ampliação do projeto em 2018, com a criação de um grupo de estudos teóricos no município de Santo Antônio de Pádua/RJ. Para as atividades iniciais deste segundo grupo está previsto o estudo de uma obra específica de um teórico, conforme demanda de seus participantes.