Licenciatura em Educação do Campo


Informações da Coordenação do Curso de Graduação

Coordenador: Leonardo Gama Campos

Vice-coordenador: Maurilio Machado Lima

Secretário:

E-mail institucional: gli.inf@id.uff.br

 


Apresentação

A Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo é um curso regular da Universidade Federal Fluminense, campus de Santo Antônio de Pádua, e realiza-se no sistema de alternância, subdividindo-se em Tempo Universidade e Tempo Comunidade. Tem como objetivo formar professores (as) e educadores (as) para as escolas do campo. A matriz curricular desenvolve uma estratégia multidisciplinar de trabalho docente, organizando os componentes curriculares na área do conhecimento das Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Filosofia e Ciências Sociais).

O curso tem um público-alvo bem específico: moradores (as) ou trabalhadores (as) da área rural, atuantes em movimentos sociais, população ribeirinha, quilombolas e indígenas que queiram trabalhar como educadores (as) nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O (a) interessado (a) precisa gostar de atividades relacionadas à docência e de projetos comunitários.


Objetivos:

  • Formar educadores (as) para atuação específica junto às populações que trabalham e/ou vivem no e do campo, no âmbito dos anos finais do ensino fundamental e médio.

  • Desenvolver estratégias de formação para a docência multidisciplinar em uma organização curricular por áreas do conhecimento nas escolas do campo.

  • Estimular na nossa Instituição e nos parceiros da implementação desta Licenciatura ações articuladas de ensino, de pesquisa e de extensão voltadas para demandas da Educação do Campo.

  • Habilitar profissionais em exercício na educação fundamental e média em escolas do campo que ainda não possuam a titulação mínima exigida pela legislação educacional.

  • Formar educadores (as) para atuação na Educação Básica em escolas do campo cuja intervenção pedagógica contribua para o desenvolvimento das relações sociais no campo com vistas à construção de seres humanos autônomos e com relações sustentáveis com o meio ambiente.


Perfil Profissional

Em acordo com as “Diretrizes Operacionais para a educação básica nas escolas do campo” (Resolução CNE/MEC de 3 de abril de 2002) o (a) licenciado(a) em educação do campo deverá ser capaz de perceber, reforçar e construir a identidade da escola do campo, percebendo a diversidade do campo em todos os seus aspectos: sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia. E ainda incentivar e realizar estudos direcionados para o mundo do trabalho, bem como para o desenvolvimento social, economicamente justo e ecologicamente sustentável, em um paradigma que tenha como referências a justiça social, a solidariedade e o diálogo entre todos.

Tal entendimento da realidade só é possível com uma formação multidisciplinar que rompa com a lógica da fragmentação dos estudos universitários.


Área de Atuação

 O (a) licenciado(a) egresso(a) do curso de Graduação Interdisciplinar em Educação no Campo estará apto(a) a atuar na atividade de docência em escolas nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas disciplinas que compõem a área de Ciências Humanas e Sociais: Filosofia, Geografia, História e Sociologia; nas escolas agrícolas e similares, na Educação de Jovens e Adultos e em outros espaços educativos. Além do trabalho em sala de aula, o (a) profissional pode atuar em projetos de desenvolvimento rural e comunitários, sempre em contato permanente com a comunidade local.


Titulação: Licenciado (a) em Educação do Campo. Habilitação: Ciências Humanas e Sociais.

Duração: Mínima de 8 e máxima de 12 semestres.

Documentos do Curso



INFES – UFF
Universidade Federal Fluminense, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior

Av. João Jasbick, s/nº, Bairro Aeroporto

Santo Antônio de Pádua – RJ

CEP: 28470-000

Telefone:
Secretaria: (21)2629-2355, Gerências: (21) 2629-2357

REDES SOCIAIS

Skip to content