Curso de Extensão – Experiências Cotidianas e Processos Inclusivos na Educação

Dias 08 e 09 de novembro de 2017

VAGAS LIMITADAS – Inscrições: 06 e 07/11 – Secretaria do INFES

Coordenação: Maria Goretti Rodrigues e Cristiana Callai

Este Curso de Educação Continuada tem como objetivo discutir os processos inclusivos na educação. Partimos da experiência com bolsistas Pibinova/PROPPI/UFF e com bolsistas do PIBID/UFF no projeto Mediação Escolar com Crianças Autistas para sensibilizar para o trabalho em rede, refletir sobre os processos de in/exclusão e contribuir para os processos formativos docentes para a Educação Inclusiva. Destacamos a importância do acesso à experiência familiar com a criança com autismo para o trabalho em sala de aula, a docência como presença próxima no processo de ensino e aprendizagem e o agenciamento de ações intersetoriais entre Educação e Saúde. Essa ação de extensão enfatiza o compromisso social de devolução à comunidade de pesquisas relacionadas às dissertações de mestrado do PPGEn/INFES/UFF, na perspectiva da  desmedicalização.

PROGRAMAÇÃO

08/11 – 18 às 22 h – Cartografia de Processos Formativos Docentes para a Educação Inclusiva

Ana Lucia Alvarenga

Supostas Doenças de Aprendizagem

Inácio Rezende Faver

Docência como Presença Próxima

Erilza Faria Ribeiro

09/11 – 18 às 22 h – Cartografia de Processos Inclusivos de Crianças ditas Autistas

Thamyres Bandoli Tavares Vargas

Educação e Saúde: encontros

Renata Caveari

Educação Inclusiva como Linha de Fuga

Arildo dos Santos Amaral

O trabalho em rede na Educação Inclusiva

Maria Goretti Rodrigues, Cristiana Callai, Rafaela do Carmo Pacheco

PÚBLICO ALVO:

Docentes, gestores e rede de apoio da Escola Municipal Judith Machado Bustamante e Escola Municipal Deputado Armindo Marcílio Doutel de Andrade / Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santo Antônio de Pádua-RJ.

Estudantes da Graduação e Pós-graduação do INFES.

VAGAS LIMITADAS

Inscrições: 06 e 07/11

Secretaria do INFES

Dias: 08 e 09/11/2017

Horário: 18:00 às 22:00h.

Local: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE

Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – INFES