Mestrado em Ensino – Linha de Pesquisa

Linhas de pesquisa e Corpo docente:

1- Epistemologias do Cotidiano e Práticas Instituintes

A Linha de Pesquisa é voltada ao conhecimento dos sentidos postos pelos praticantes dos cotidianos, em sua interface com o ensino. Organiza-se a partir de pesquisas que aproximem ciência e senso comum; que legitimem movimentos instituintes, contra-hegemônicos e saberes locais; que valorizem a experiência, as redes de conhecimentos produzidas em cotidianos, a memória e as narrativas; enfim, pesquisas voltadas a resolver/debater questões cotidianas dos contextos de ensino. Seu interesse reside no diálogo entre Formação de Professores, Cotidiano Escolar, Diversidade e Inclusão, Relações entre professores e alunos.

Docentes da linha de Pesquisa:

Cristiana Callai de Souza –   http://lattes.cnpq.br/8060028242388784

Fabio Alves Gomes de Oliveira – http://lattes.cnpq.br/2941317514296044

Fernanda Fochi Nogueira Insfrán –  http://lattes.cnpq.br/2513767930817551

Francisca Marli Rodrigues de Andrade – http://lattes.cnpq.br/4192469439181304

Maristela Barenco Corrêa de Mello –  http://lattes.cnpq.br/6526543800131536

Maria Goretti Andrade Rodrigues –  http://lattes.cnpq.br/3927189269530905

Mitsi Pinheiro de Lacerda Benedito –  http://lattes.cnpq.br/8672859482814264

Silvio Cezar de Souza Lima – http://lattes.cnpq.br/6615962296256883

Paula Arantes Botelho Briglia Habib –http://lattes.cnpq.br/4715013949595967

2- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Linha de pesquisa destinada a investigar os processos formativos, instâncias de socialização, ambientes de aprendizagem e saberes vinculados às práticas pedagógicas nos âmbitos da docência institucional. Ao questionar e resolver questões da formação docente as pesquisas desta linha trarão contribuições diretas na prática pedagógica dos discentes do curso, bem como das pessoas que têm contato com a sua investigação. As investigações desta linha igualmente se voltam ao estudo dos aspectos didáticos, históricos, políticos, jurídicos e econômicos implicados na formação inicial e continuada de professores. Sua incidência temática se coloca sobre questões ligadas à Identidade Profissional, História da Formação de Professores no Brasil, Teoria e Prática Docente, Diversidade e relações étnico-raciais nesses espaços.

Docentes da linha de pesquisa:

Amanda Oliveira Rabelo (professor colaborador) – http://lattes.cnpq.br/0130901342980541

Daniel Costa de Paiva –  http://lattes.cnpq.br/9425925721844499

Eduardo Quintana –   http://lattes.cnpq.br/8804684557659078

Fabiano dos Santos Souza – http://lattes.cnpq.br/0468143359513798

Glaucia Ribeiro Goinzaga –   http://lattes.cnpq.br/1055446047081201

Jacqueline de Souza Gomes – http://lattes.cnpq.br/5288043215984971

Julio Cesar Medeiros da Silva pereira – http://lattes.cnpq.br/0622330173835144

Juan Lucas Nachez –  http://lattes.cnpq.br/4966227211786522

Marcelo Nocelle de Almeida – http://lattes.cnpq.br/9926701743816225

Rolf Ribeiro de Souza (professor colaborador) – http://lattes.cnpq.br/5069453745181745

Georgia Regina Rodrigues Gomes – http://lattes.cnpq.br/8966061799453364

Wendel Mattos Pompilho (professor colaborador) –  http://lattes.cnpq.br/7478367813739692

INFES – UFF
Universidade Federal Fluminense, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior

Av. João Jasbick, s/nº, Bairro Aeroporto

Santo Antônio de Pádua – RJ

CEP: 28470-000

Telefone:
Secretaria: (21)2629-2355, Gerências: (21) 2629-2357

REDES SOCIAIS

Skip to content