
Atenção alunos!
Inscrição aberta para BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC-FAPERJ)
Valor: R$ 525,00 reais.
Período: 12 (doze) meses.
Requisitos:
- Estar regularmente matriculado em curso de graduação Licenciatura em Matemática do INFES/UFF;
Estar cursando a partir do terceiro período da graduação no ato da inscrição;
- Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 7 (sete) no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa;
- Possuir Currículo Lattes – CNPq cadastrado e atualizado;
- Não possuir qualquer outra bolsa independente da modalidade, perfil e/ou carga horária;
- Não possuir vínculo empregatício com instituição pública ou privada e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.
A seleção será pautada por duas fases classificatórias e eliminatórias:
1º) Análise dos documentos enviados.
2º) Entrevista com os candidatos.
O processo de seleção dá prioridade a alunos/as cujos ingressos na universidade se deram por Ações Afirmativas. Se este for o caso, é necessário apresentar documento.
Documentação necessária para seleção:
- Histórico Escolar da Graduação, (emitido pelo iduff) que comprove estar matriculado no curso de Licenciatura em Matemática no INFES, observando os requisitos.
- Carta (a punho), de no máximo uma página, relatando os motivos do interesse pelo projeto.
Esses documentos deverão ser enviados para o e-mail do Grupo de Estudos e Pesquisas Encruzilhadas: Educação, Filosofia e Cosmologias: gepenuff@gmail.com até às 23:59h do dia 17/11/2022
A seleção será pautada por duas fases classificatórias e eliminatórias:
1º) Análise dos documentos enviados.
2º) Entrevista com os candidatos.
O processo de seleção dá prioridade a alunos/as cujos ingressos na universidade se deram por Ações Afirmativas. Se este for o caso, é necessário apresentar documento.
Cronograma:
- Envio dos documentos: 10/11/2022 a 17/11/2022
- Convocação e realização das entrevistas: 18/11/2022 a 23/11/2022
- Resultados: a partir do dia 24/11/2022
Descrição do Projeto:
Título: Filosofias da Educação Matemática: mapeando diferenças
Coordenação: Prof. Dr. Diego de Matos Gondim
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo estabelecer um plano de trabalho de Iniciação Científica buscando apresentar as múltiplas perspectivas que constituem a Filosofia da Educação Matemática no Brasil. Para tanto, serão utilizados como materiais de estudo e análise entrevistas já realizadas com educadores matemáticos em uma disciplina de Filosofia da Educação Matemática, bem como suas respectivas produções acadêmicas (como artigos, livros, capítulos de livros, palestras, etc.). Após a transcrição das entrevistas e construção de um banco de dados com a bibliografia de cada educador matemático entrevistado, será produzido um mapeamento das singularidades de cada perspectiva e de seus atravessamentos filosóficos, epistemológicos e metodológicos.