Objetivos do curso, prováveis candidatos a este curso e perfil do
profissional a ser formado
O objetivo geral do Doutorado Stricto Sensu em Ensino é formar pesquisadores/as comprometidos/as com a ética, o ensino e a pesquisa de alto nível, gerando impactos significativos nas suas áreas de atuação. O objetivos específicos são: a) apresentar fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos ligados ao ensino, subsidiando qualitativamente a atuação em sala de aula e a pesquisa em diferentes áreas de conhecimentos; b) favorecer a atualização e o aperfeiçoamento de conhecimentos relacionados ao ensino; c) estimular a criação de produtos educacionais inovadores a partir da pesquisa aplicada; d) gerar produtos de pesquisa e ações potencialmente transformadoras do sistema educacional e com inserção social; e) fomentar a criação de convênios, acordos e atividades de intercâmbio acadêmico e científico a nível nacional e internacional; f) atender à demanda local por formação qualificada de pós-graduação stricto sensu em nível de doutorado.
O curso de Doutorado Stricto Sensu em Ensino destina-se a mestres/as que desejam se especializar nas linhas de abrangência do programa, voltando suas pesquisas às melhorias do ensino em suas áreas de formação, sobretudo no
ensino de suas disciplinas ou na conexão da sua formação com as melhorias do ensino formal e/ou não-formal. O curso visa, portanto, o aprofundamento da qualificação para o ensino em todos os níveis e modalidades do ensino formal, da educação básica à educação superior, bem como as modalidades de ensino não formal.
Candidatos/as a este curso devem atuar ou pretender atuar em instituições públicas e privadas, movimentos sociais, cooperativas educativas, organizações não-governamentais vinculadas aos setores de educação, saúde, cultura, desenvolvimento rural, entre outros espaços que atendam as questões relacionadas com o ensino. Neste sentido, o curso se propõe a contribuir para a ampliação dos conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos, visando tanto o conhecimento pedagógico de conteúdos, a produção de inovação didática e metodológica, quanto à construção de conhecimentos científicos e análise crítica de caráter micro e macro estrutural que interfiram nos processos de ensino.
Egressos/as do curso deverão, portanto, conceber a pesquisa científica como etapa necessária ao processo de aquisição e difusão de saberes. Além disso, é esperado que o domínio competente e crítico do conhecimento se torne indispensável para o bom desempenho profissional. Espera-se, sobretudo, que sejam capazes não apenas de transpor para o seu campo de atuação o conhecimento produzido nos espaços acadêmicos, mas também de construir novos saberes e promover inovações voltadas ao campo educacional.
Desta forma, pretende-se incentivar e acompanhar os/as egressos/as na sua inserção no sistema educacional formal e não formal, público e privado, assistindo-os/as e estimulando suas inserções nos meios do ensino, bem como na produção acadêmica, didática, tecnológica e assessorias a setores do ensino. Nessa perspectiva, o curso visa à formação inicial e continuada de docentes e profissionais da educação em geral, pretendendo dar continuidade à formação de portadores/as do título de mestrado em várias áreas de conhecimento, com o objetivo de prosseguir na área do ensino, seja contribuindo para que se transforme em um/a docente pesquisador/a da sua prática, seja para promoverem métodos e técnicas de investigação em ações direcionadas a: a) compreender diferentes perspectivas teóricas na análise das relações entre educação e sociedade; b) produzir referenciais teórico- metodológicos para compreensão do processo de ensino e das relações educação-sociedade; c) elaborar e executar projetos de ensino e pesquisa; d) analisar a apropriação do conhecimento; e) acompanhar a atual e rápida evolução do conhecimento.
Período de seleção: Anual
Vagas por seleção: 10
Horário de funcionamento: Diurno
DOUTORADO EM ENSINO |
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