Espaços de Devoção, Religiosidade e Patrimônio Cultural Afro-brasileiro: Diálogos com Territórios Étnicos e Seus Sujeitos

Resumo
O presente projeto de pesquisa – ESPAÇOS DE DEVOÇÃO, RELIGIOSIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO: DIÁLOGOS COM TERRITÓRIOS ÉTNICOS E SEUS SUJEITOS, se situa no âmbito do Grupo de Pesquisa BAKULO: Educação, Diversidade e Educação,  vinculado ao LAPENF – Laboratório de Políticas Educacionais do Noroeste Fluminense, e tem por objetivo identificar inventariar (compreender e analisar) os espaços de devoção de matriz africana existentes na região noroeste fluminense, em suas diferentes formas de crença, fé, e religiosidade – A realização desse inventário, uma construção coletiva e compartilhada com a comunidade local possibilitando a descoberta e o registro desses bens culturais que constituem o patrimônio cultural das comunidades tradicionais da região noroeste, seus territórios étnicos, seus sujeitos e saberes. Trata-se de um estudo pluridisciplinar que envolve diferentes áreas de estudos em sua composição (Ciências Sociais e Educação) delimitados pelas ações e estratégias adotadas pelo Grupo de Pesquisa. Nesse sentido, oralidade e memória são partes fundamentais nas tessituras que compõe esses saberes brincantes de caráter social, afetivo, religioso, festivo, político, medicinal, alimentício que se constituem janelas do passado que se traduz em memória no presente, onde o legado ancestral é percebido como visão de mundo africana e afro- brasileira. Uma estratégia de usar o passado, onde esse passado “imaginado/idealizado/vivido”, é gerador de conhecimento e aprendizagem num espaço sociopolítico e cultural onde se aprende e se afirmam valores comunitários fundados numa herança ancestral. Falar sobre o passado e suas tradições necessariamente não significa voltar para ele, mas sim discutir o presente. Palavras-chave: espaços de devoção. patrimônio cultural. educação patrimonial. religiosidade de matrizes africanas. legado ancestral.