GEPEn e a Parceria com o Quilombo

O Grupo de Estudos e Pesquisas Encruzilhadas: Educação, Filosofia e Cosmologias (GEPEn), sob a coordenação do Prof. Dr. Diego de Matos Gondim (INFES/UFF), organizou, entre os dias 24 e 26 de novembro, o II Seminário Quilombola na Comunidade Quilombola Cruzeirinho, situada em Natividade, RJ.

O seminário envolveu três dias de atividades intensas, com diversas mesas temáticas abordando questões sugeridas pela comunidade, como corpos e territórios, arte, cinema e cultura, performances do brincar quilombola, memória, documento e arquivo, entre outros temas.

Durante todas essas atividades, o Seminário contou com a presença de representantes da administração municipal, estadual, jurídica e da UFF. Além da participação do GEPEn, em colaboração com o grupo, a comunidade recebeu alunos dos cursos de História e Serviço Social da UFF em Campos dos Goytacazes.

O seminário se configurou como uma excelente oportunidade para o Encruzilhadas e todos os seus membros, permitindo a reflexão sobre os conceitos estudados nos encontros do grupo. Estes conceitos, considerados fecundos no campo, destacam as cosmologias quilombolas como um terreiro e território de enunciação e sustentação de uma epistemologia transatlântica.

Além do seminário, o grupo vem desenvolvendo diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão com alunos do curso de Licenciatura em Matemática do INFES, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de outras instituições nacionais e internacionais, com as quais tem sido estabelecidos acordos de bilateralidade e cooperação.

Para mais informações sobre os desdobramentos do Seminário Quilombola e outras atividades do grupo, acesse nosso perfil no Instagram: @cosmologiasdissidentes ou pelo link direto: https://instagram.com/cosmologiasdissidentes?igshid=NzZlODBkYWE4Ng==.