1- Epistemologias do Cotidiano e Práticas Instituintes
A Linha de Pesquisa é voltada ao conhecimento dos sentidos postos pelos praticantes dos cotidianos, em sua interface com o ensino. Organiza-se a partir de pesquisas que aproximem ciência e senso comum; que legitimem movimentos instituintes, contra-hegemônicos e saberes locais; que valorizem a experiência, as redes de conhecimentos produzidas em cotidianos, a memória e as narrativas; enfim, pesquisas voltadas a resolver/debater questões cotidianas dos contextos de ensino. Seu interesse reside no diálogo entre Formação de Professores, Cotidiano Escolar, Diversidade e Inclusão, Relações entre professores e alunos.
Linha de pesquisa destinada a investigar os processos formativos, instâncias de socialização, ambientes de aprendizagem e saberes vinculados às práticas pedagógicas nos âmbitos da docência institucional. Ao questionar e resolver questões da formação docente as pesquisas desta linha trarão contribuições diretas na prática pedagógica dos discentes do curso, bem como das pessoas que têm contato com a sua investigação. As investigações desta linha igualmente se voltam ao estudo dos aspectos didáticos, históricos, políticos, jurídicos e econômicos implicados na formação inicial e continuada de professores. Sua incidência temática se coloca sobre questões ligadas à Identidade Profissional, História da Formação de Professores no Brasil, Teoria e Prática Docente, Diversidade e relações étnico-raciais nesses espaços.