TÍTULO: Mãos de Girassóis: inclusão e escolarização dos povos do campo

PROFESSOR: Jacqueline de Souza Gomes

RESUMO: Pretendemos oferecer a formação teórica dos(as) alunos(as) bolsistas que, a partir de leituras básicas recomendadas para o projeto piloto, serão estimulados(as) a refletir sobre a educação inclusiva, especialmente a inclusão e a escolarização de pessoas com deficiências, a fim de tornarem-se multiplicadores. Propõe-se uma discussão específica sobre ‘inclusão e doenças raras’ a partir de 3 eixos de análise: a) teórico-normativo (estudo das bases teóricas e jurídicas); b) metodológico (análise dos métodos eficientes na prática educacional inclusiva de pessoas com doenças raras); e c) formativo (ênfase na aquisição de habilidades pedagógicas e interventivas indispensáveis à(ao) futura(o) docente). Será também fomentada a inserção dos(as) alunos(as) em escolas parceiras e reuniões semanais para discussão dos textos lidos e das atividades desenvolvidas nas escolas. Em seguida, promoveremos a articulação entre os diferentes atores envolvidos na implantação deste projeto, como a família, a equipe terapêutica e a equipe pedagógica. Para isto, propomos “’rodas de conversa”’ periódicas com vistas a fomentar o compartilhamento de saberes e práticas pedagógicas voltadas para a inclusão de pessoas com doenças raras. Prevemos, ainda, a organização de uma ação de extensão no âmbito do INFES/UFF para discussão do tema e a organização de material didático ou outro tipo de publicação (como cartilha, revista ou similar) que apresente temas afins a este projeto bem como seus resultados e textos produzidos pela coordenadora e pelos alunos bolsistas.