Licenciatura em Ciências Naturais

Informações da Coordenação do Curso de Graduação

E-mail da Coordenação do Curso: gcn.infid.uff.br

Coordenação

Prof. André Luiz Gomes da Silva

E-mail: algsilvaid.uff.br

Vice-Coordenação

Prof. Marcelo Nocelle de Almeida

E-mail: mnocelleid.uff.br

Secretaria

Jefferson Augusto dos Santos Lopes

E-mail: jeffersonlopesid.uff.br

Telefone: (22) 3851-0994

Apresentação

O Curso de Graduação em Ciências Naturais é um curso de licenciatura plena, que visa a formação de um profissional capacitado para exercer suas atividades na educação básica.

Com sede em Santo Antônio de Pádua, esse curso foi criado pela Resolução do CEP nº 003/11, de 26/01/11, publicado na seção III, p. 035 do BS nº 033, de 01/03/2011, e possui ênfase em Educação Ambiental. Seu currículo foi aprovado pela Resolução do CEP nº 297/2011, de 13 de julho de 2011.

Objetivos 

Esse curso visa preparar professores para atuarem com ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental, levando em consideração o desenvolvimento científico da área, as discussões e diretrizes para a formação do professor da Educação Básica em Nível Superior, as exigências e desafios hoje colocados na sociedade brasileira aos profissionais da educação e a demanda regional. Especificamente, esse curso pretende:

Desenvolver competências que permitam ao aluno interpretar de forma crítica a realidade local articulada às questões ambientais no mundo contemporâneo.

Criar condições para a melhoria da qualidade da formação inicial e continuada de professores de Ciências do Ensino Fundamental;

Garantir a formação continuada dos professores do Noroeste Fluminense por meio de projetos de extensão em parceria com outros departamentos da UFF;

Perfil Profissional

Espera-se a formação de um profissional que, além de habilitado para atuar com a formação e a disseminação dos saberes das Ciências Naturais na educação formal, possa atuar também na educação não formal. Espera-se ainda que seja um profissional capaz de incorporar competências, saberes e habilidades de criatividade e inovação, de cooperação e de trabalho em equipe, de gestão e tomada de decisões, de aquisição e produção de conhecimentos, de expressão e comunicação, não sendo somente reprodutor de conhecimentos já estabelecidos.

Trata-se de um profissional capaz de: atuar na docência visando à aprendizagem multidimensional do aluno e compreender a prática pedagógica como um processo de investigação, de desenvolvimento e de aprimoramento contínuo; estabelecer relações entre as áreas do conhecimento e o contexto social que atua; desempenhar um papel transformador da realidade de forma a contribuir para o desenvolvimento da ciência, tecnologia, arte, cultura e o trato da diversidade; promover a formação de cidadãos para uma sociedade fundada no conhecimento, no trabalho e na necessária reflexão sobre valores éticos, de justiça e de integração social.

Essa formação profissional está fundamentada em uma associação entre disciplinas de base científica e pedagógica, além de disciplinas instrumentais, dentro de uma perspectiva integrada, orientada para área das Ciências Naturais (como Astronomia, Biologia, Física, Química e Ciências da Terra).

Área de Atuação

O campo de atuação profissional do licenciado em Ciências Naturais é, sobretudo, a educação básica nas escolas, para o segundo segmento do Ensino Fundamental, podendo também atuar na educação profissional, para as demandas produtivas do trabalho de formação especializada. Além do exercício na educação formal, esse profissional também poderá atuar na educação não formal, como Museus e Centros de Ciências.

Titulação

Licenciado em Ciências Naturais.

Duração do Curso

Mínima de  8  e máxima de 12 semestres.

Matriz Curricular

Matriz Curricular – Relatório Curriculo 2014.pdf

Matriz Curricular 07 2017 .pdf

Documentos do Curso Licenciatura em Ciências Naturais

Informações sobre Atividades Complementares , Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso e outros:

Notícias

Projeto Frutos de REUNI: comemoração dos 10 anos do Infes e do curso de pedagogia

O projeto de extensão “Um encontro comemorativo de frutos do REUNI: criação do INFES e do Curso de [...]

Normalização do BUSUFF

Informamos que o serviço do BUSUFF retorna suas atividades normais a partir do primeiro horário do d[...]

Grupo de Estudo e Pesquisa Gestão Escolar Política e Subjetividade (GEPSUB)

Início das atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa Gestão Escolar Política e Subjetividade (GEPSUB[...]

Mestrado em Ensino – Seleção – 2019

UFF - INSTITUTO DO NOROESTE FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INFES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EN[...]

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados