Mestrado em Ensino – Apresentação

Programa de Pós-graduação em Ensino

 Objetivos do curso, perfil do profissional a ser formado e prováveis candidatos a este curso

O Curso de Mestrado Stricto Sensu “Ensino” é destinado a graduados em cursos de licenciatura, bem como bacharéis e quaisquer graduados que desejam se especializar nas linhas de abrangência do programa, voltando os seus projetos de dissertação às melhorias do ensino em relação com a sua área de formação, sobretudo no ensino da sua disciplina ou na conexão da sua formação com as melhorias do ensino formal e/ou informal. Trata-se, portanto, de um curso que objetiva promover a produção, atualização e disseminação de conhecimentos, a formação científica continuada, a qualificação em prol da melhoria do ensino, do desempenho profissional, da consciência política e do exercício da cidadania.

Neste sentido, o Curso visa o desenvolvimento cognitivo e o estímulo à produção, difusão e utilização de saberes, seja através do desenvolvimento de reflexões e ações sobre as concepções e diretrizes que regem o ensino no país, seja na busca da melhoria dos processos produtivos de bens e serviços.

Objetiva, especificamente, a preparação para o ensino em todos os níveis e modalidades do ensino formal, da educação básica à educação superior, bem como as modalidades de ensino não formal. Os prováveis candidatos a este ao curso atuam ou pretendem atuar em instituições públicas e privadas dos setores de educação, saúde, cultura, desenvolvimento rural, entre outros setores voltados às questões relacionadas com o ensino.

Para os que já atuam no ensino, assim como para os que pretendem atuar, o curso propõe contribuir para o avanço dos conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos, visando tanto o conhecimento pedagógico do conteúdo, a produção de inovação didática e metodológica, quanto a construção do conhecimento científico e análise crítica de caráter micro e macro estrutural que interferem nos processos de ensino.

Os egressos do Curso deverão, portanto, conceber a pesquisa científica como etapa necessária ao processo de aquisição e difusão de saberes. Além disso, é esperado que o domínio competente e crítico do conhecimento se torne indispensável para o bom desempenho profissional. Espera-se, sobretudo, que sejam capazes não apenas de transpor para o seu campo de atuação o conhecimento produzido nos espaços acadêmicos, mas também de construir novos saberes e promover inovações voltadas ao campo educacional. Desta forma, pretendemos incentivar e acompanhar os egressos na sua inserção no sistema educacional formal e não formal, público e privado, assistindo-os e estimulando na sua inserção no meio do ensino, bem como na sua produção acadêmica, didática, tecnológica e assessorias a setores do ensino.

Nesse sentido, o curso visa a formação inicial e continuada de docentes e profissionais da educação em geral, pretendendo dar continuidade à formação do graduado em várias áreas de conhecimento com o objetivo de prosseguir na área do ensino, seja contribuindo para que ele se transforme em um docente pesquisador da sua prática, seja capacitando-o para utilizar tecnologias, como as da informação e comunicação, aliadas a métodos e técnicas de investigação em ações direcionadas a: a) compreender diferentes perspectivas teóricas na análise das relações entre educação e sociedade; b) produzir referenciais teórico-metodológicos para compreensão do processo de ensino e das relações educação-sociedade; c) elaborar e executar projetos de ensino e pesquisa; d) analisar a apropriação do conhecimento; e) acompanhar a atual e rápida evolução do conhecimento.

Assim, o mestrado visa integrar tanto os conteúdos específicos e pedagógicos, quanto os vários campos disciplinares, alargando as pesquisas interdisciplinares que rompam com as propostas de ensino tradicionais multidisciplinares e fragmentadas, relacionando o teórico e o prático, a ciência e a tecnologia, os conhecimentos eruditos e populares, entre outros.

A interdisciplinaridade é incentivada desde a composição do corpo docente que tem formação em diferentes áreas do conhecimento (unindo os departamentos de Ciências Humanas com o de Ciências Exatas e Biológicas) e lecionam em cursos de licenciaturas que formam docentes em variadas áreas do conhecimento. Por conseguinte, os docentes do curso de mestrado demonstram interesse e experiência em refletir sobre as questões de ensino, nomeadamente as questões relacionadas com o cotidiano escolar, a formação de professores, a diversidade e a inclusão de minorias, as práticas voltadas ao ensino, o planejamento e a gestão. Enfim, iniciativas que sempre se relacionaram com todos os níveis, conteúdos curriculares transversais, disciplinas diversificadas, temáticas, modalidades e etapas educacionais.

Período de seleção: Anual

Vagas por seleção: 15

Horário de Funcionamento: Diurno.

Informações sobre a PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM ENSINO:

MESTRADO EM ENSINO

Área de Concentração
Contatos
Credenciamento de Docentes
Dissertações defendidas
Documentos
Ementa das Disciplinas
Estrutura Curricular
Eventos e Chamadas
Horário das Aulas
Infraestrutura
Linha de Pesquisa
Links
Modelo de Anteprojeto
Projeto de Pesquisa
Seleção 2019

Seleção 2020
Seleção Alunos Ouvintes
Seleção de Bolsista

Notícias

Roda de conversa com estudantes do INFES

Convidamos todas, todos e todas para a primeira roda de conversa com estudantes do INFES com objetiv[...]

Nota de falecimento

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Jeibson Fonseca, aluno do curso de Licenciatu[...]

Guia da Faculdade 2020 - Bacharelado Matemática

O curso de Bacharelado em Matemática do INFES/UFF foi avaliado com 4 estrelas (Mui[...]

Mesa de Debates - Ensino Remoto e Ensino Híbrido: Possibilidades em Tempos de Pandemia

Nosso evento está chegando!! Encerraremos as inscrições em 26/09! Corram e garantam o acesso a[...]

Dicas de Eventos (COAR)

LIVES ANPEd (debate Docência e Liberdade de Cátedra em tempos de ataque à Democracia)  7 DE OUTUBR[...]

Copyright 2021 - STI - Todos os direitos reservados