Licenciatura em Física

Informações da Coordenação do Curso de Graduação

Coordenação

Coordenador(a): Maria Carmen Morais

Secretário (a): Willian da Silva Pontes

Técnico de Laboratório: Sidinei da Silva Nascimento

Telefones: (22) 3851-0994

E-mails: sgf.infid.uff.br 

Apresentação 

A palavra “Física” vem do grego “physis” que significa natureza. A Física é uma ciência natural que trata da matéria e da energia, dos princípios que governam o movimento das partículas e das ondas, das propriedades das moléculas, dos átomos e dos núcleos atômicos, e das propriedades de sistemas macroscópicos como gases, líquidos e sólidos. A física pode ser considerada como a ciência mais fundamental, pois constitui a base de todos os outros campos científicos.

A Física está constantemente presente no nosso dia-a-dia, seja quanto cozinhamos, andamos de ônibus ou acessamos a internet. Todo o desenvolvimento tecnológico, tão indispensável à nossa sociedade atual, é resultado da compreensão do universo que adquirimos ao longo de vários séculos pelo estudo da Física.

O Curso de Graduação em Licenciatura em Física da Universidade Federal Fluminense – UFF localizado no campus do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – INFES funciona no município de Santo Antônio de Pádua, atendendo à toda região do Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro. O Curso é surgiu a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, que tem como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na Educação Superior. O Curso versa por formar, por meio da ampliação do acesso ao Ensino Superior, público, gratuito, de qualidade e socialmente referenciado, professores para o exercício das funções de magistério no Ensino Fundamental, Ensino Médio e de Educação Profissional.

O Curso de Graduação em Licenciatura em Física forma profissional com preparo pedagógico adequado e visão abrangente da Física, que apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, seja capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico.

Objetivos

– Formar um profissional capaz de apropriar, construir e reconstruir o conhecimento de forma a intervir na realidade, por meio de espaços educacionais, sempre em busca da consolidação da cidadania;

– Oferecer uma formação de caráter amplo, que garanta ao licenciado domínio e compreensão da realidade de seu tempo, com a consciência crítica, sendo capaz de atuar como agente transformador do contexto em que se insere;

– Contribuir para a ampliação do acesso e para a melhoria da qualidade da formação inicial de professores da Escola Básica e Profissional, em nível superior oferecida pela UFF na região do Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro.

Perfil Profissional

O licenciado é um profissional docente que incorpora competências, saberes e habilidades de criatividade e inovação, de cooperação e de trabalho em equipe, de gestão e tomada de decisões, de aquisição e produção de conhecimentos, de expressão e comunicação, não sendo somente reprodutor de conhecimentos já estabelecidos.

Trata-se de um profissional capaz de: atuar na docência visando à aprendizagem multidimensional do aluno e compreender a prática pedagógica como um processo de investigação, de desenvolvimento e de aprimoramento contínuo; estabelecer relações entre as áreas do conhecimento e o contexto social que atua; desempenhar um papel transformador da realidade de forma a contribuir para o desenvolvimento da ciência, tecnologia, arte, cultura e o trato da diversidade; promover a formação de cidadãos para uma sociedade fundada no conhecimento, no trabalho e na necessária reflexão sobre valores éticos, de justiça e de integração social.

Área de Atuação

O Licenciado em Física é um profissional na educação que tem na sua formação o desenvolvimento das competências e habilidades voltadas à educação, tendo capacidade de utilizar-se de novos recursos sem vinculá-los aos velhos hábitos do ensino conteudista e fragmentado.

O Licenciado poderá atuar: i) como docente na Educação Básica em escolas públicas e privadas; ii) na pesquisa acadêmica e no ensino superior através do ingresso em Programas de Pós-Graduação em qualquer área da Física, em particular na área de Ensino de Física.

Titulação

Licenciado em Física

Duração

Nove semestres – 4 anos e meio

Atuação Profissional

O Licenciado em Física é um profissional na educação que tem na sua formação o desenvolvimento das competências e habilidades voltadas à educação, tendo capacidade de utilizar-se de novos recursos sem vinculá-los aos velhos hábitos do ensino conteudista e fragmentado.

O Licenciado poderá atuar: i) como docente na Educação Básica em escolas públicas e privadas; ii) na pesquisa acadêmica e no ensino superior através do ingresso em Programas de Pós-Graduação em qualquer área da Física, em particular na área de Ensino de Física.

Matriz Curricular

Matriz.pdf

Matriz.pdf_válido a partir de 2019/1

Documentos do Curso Licenciatura em Física

Informações sobre Atividades Complementares , Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso e outros:

PIBID

Física na Tenda

Jovens Talentos

Notícias

Mesa de Debates - Ensino Remoto e Ensino Híbrido: Possibilidades em Tempos de Pandemia

Nosso evento está chegando!! Encerraremos as inscrições em 26/09! Corram e garantam o acesso a[...]

Dicas de Eventos (COAR)

PARA O HOME OFFICE: COMO MELHORAR O AMBIENTE EM TEMPOS DE COVID 15 DE SETEMBRO DE 2020 Link: canal[...]

Materiais de apoio (COAR)

Conversor de PDFs e Imagens Direitos Autorais E-Books de Editoras Universitárias [EdU[...]

Ciclo de palestras reator IPEN

Nome do Evento: Ciclo de palestras sobre o Reator Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nu[...]

Comissão de Organização de Atividades Remotas (COAR)

COAR é a abreviação de “Comissão de Organização de Atividades Remotas”, aprovada pelo Colegiado de U[...]

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados