Mestrado em Ensino – Linha de Pesquisa

Linhas de pesquisa e Corpo docente:

1- Epistemologias do Cotidiano e Práticas Instituintes

A Linha de Pesquisa é voltada ao conhecimento dos sentidos postos pelos praticantes dos cotidianos, em sua interface com o ensino. Organiza-se a partir de pesquisas que aproximem ciência e senso comum; que legitimem movimentos instituintes, contra-hegemônicos e saberes locais; que valorizem a experiência, as redes de conhecimentos produzidas em cotidianos, a memória e as narrativas; enfim, pesquisas voltadas a resolver/debater questões cotidianas dos contextos de ensino. Seu interesse reside no diálogo entre Formação de Professores, Cotidiano Escolar, Diversidade e Inclusão, Relações entre professores e alunos.

Docentes da linha de Pesquisa:

Adílio Jorge Marques –  http://lattes.cnpq.br/7617994755277783

Cristiana Callai de Souza –   http://lattes.cnpq.br/8060028242388784

Daniel Costa de Paiva –  http://lattes.cnpq.br/9425925721844499

Fernanda Fochi Nogueira Insfrán –  http://lattes.cnpq.br/2513767930817551

Jacqueline de Souza Gomes –  http://lattes.cnpq.br/5288043215984971

Maristela Barenco Corrêa de Mello –  http://lattes.cnpq.br/6526543800131536

Maria Goretti Andrade Rodrigues –  http://lattes.cnpq.br/3927189269530905

Mitsi Pinheiro de Lacerda Benedito –  http://lattes.cnpq.br/8672859482814264

2- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Linha de pesquisa destinada a investigar os processos formativos, instâncias de socialização, ambientes de aprendizagem e saberes vinculados às práticas pedagógicas nos âmbitos da docência institucional. Ao questionar e resolver questões da formação docente as pesquisas desta linha trarão contribuições diretas na prática pedagógica dos discentes do curso, bem como das pessoas que têm contato com a sua investigação. As investigações desta linha igualmente se voltam ao estudo dos aspectos didáticos, históricos, políticos, jurídicos e econômicos implicados na formação inicial e continuada de professores. Sua incidência temática se coloca sobre questões ligadas à Identidade Profissional, História da Formação de Professores no Brasil, Teoria e Prática Docente, Diversidade e relações étnico-raciais nesses espaços.

Docentes da linha de pesquisa:

Amanda Oliveira Rabelo – http://lattes.cnpq.br/0130901342980541

Fabiano dos Santos Souza – http://lattes.cnpq.br/0468143359513798

Jean Carlos Miranda – http://lattes.cnpq.br/7824407870274493

Marcelo de Oliveira Dias – http://lattes.cnpq.br/0560856679400781

Marcelo Nocelle de Almeida – http://lattes.cnpq.br/9926701743816225

Rolf Ribeiro de Souza –http://lattes.cnpq.br/5069453745181745

Georgia Regina Rodrigues Gomes –http://lattes.cnpq.br/8966061799453364

Wendel Mattos Pompilho –  http://lattes.cnpq.br/7478367813739692

Notícias

Mesa de Debates - Ensino Remoto e Ensino Híbrido: Possibilidades em Tempos de Pandemia

Nosso evento está chegando!! Encerraremos as inscrições em 26/09! Corram e garantam o acesso a[...]

Dicas de Eventos (COAR)

PARA O HOME OFFICE: COMO MELHORAR O AMBIENTE EM TEMPOS DE COVID 15 DE SETEMBRO DE 2020 Link: canal[...]

Materiais de apoio (COAR)

Conversor de PDFs e Imagens Direitos Autorais E-Books de Editoras Universitárias [EdU[...]

Ciclo de palestras reator IPEN

Nome do Evento: Ciclo de palestras sobre o Reator Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nu[...]

Comissão de Organização de Atividades Remotas (COAR)

COAR é a abreviação de “Comissão de Organização de Atividades Remotas”, aprovada pelo Colegiado de U[...]

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados