Monitoria – PCH


Funcionamento:

O Programa de Monitoria visa fomentar a iniciação à docência de estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFF, contribuindo para a formação de docentes para atuar na educação de nível superior.
A Monitoria é um programa anual e a atuação do monitor envolve uma variedade de atividades de ensino. Dentre estas, pode-se destacar as que pressupõem a atuação do monitor em:
a) atividades de preparação de material para atividades práticas;
b) atendimento extraclasse crucial para o desenvolvimento da disciplina, seja para sanar dúvidas relativas ao conteúdo, seja para ajudá-los a desempenhar tarefas obrigatórias para o aprendizado de um corpo disciplinar.
c) sessões de laboratório, oficinas e consultórios, onde sua presença amplia o universo de alunos que o Professor responsável pela atividade consegue conduzir simultaneamente;

Inscrições:

Os Departamentos de Ensino e as Coordenações de Curso que desejarem participar do Programa de Monitoria do ano deveram registrar seu Plano Anual de Monitoria, contendo seus projetos, no Sistema de Monitoria (http://app.uff.br/monitoria).

Edital:

O edital do programa de Monitoria normalmente é divulgado/lançado no final de cada ano.

Coordenação:

PCH – Prof. Diego Chabalgoity

Projetos do PCH

#Educação no campo
Projeto Diversidade, Direitos Humanos e Filosofia: monitoria e propostas inovadoras de ensino
Monitor: PABLO PEIXOTO DE JESUS SANTOS
Disciplinas:
OFICINA EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA;
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA NO CAMPO;
FILOSOFIA I;
FILOSOFIA II;
FILOSOFIA:CONTEÚDO E MÉTODO

Projeto Monitoria em Saúde, Inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiências
Coordenadora: Profa. Jacqueline Souza
Bolsista: Jackeline Esteves
Resumo:
No ambiente escolar, a inclusão de pessoas com deficiências ou transtornos de aprendizagem, com doenças raras ou não, é taxativa. São pessoas que se deparam com barreiras que, por vezes, são também “limitações”. Limitações no plano físico ou psíquico. Limitações no acesso à aprendizagem da leitura e da escrita. Limitações no autocuidado e nas relações interpessoais. Limitações na autoestima e na participação no espaço escolar. Quando falamos de práticas pedagógicas, de formas de agir, estamos falando de ética. Tratamos do “agir justo”. Será justo estigmatizar alguém com atraso motor ou intelectual por necessitar de diferentes recursos para desempenhar as mesmas tarefas dos demais colegas dentro da sala de aula? Que tipos de conflitos morais envolvem estas ações destinadas à inclusão escolar? Como podemos sanar alguns destes dilemas relacionados à prática docente? Como deve o(a) docente agir em face de alunos(as) sem laudos médicos e diagnósticos? Estas e tantas outras questões afins comprovam a urgência de pensar o ensino inclusivo. Neste sentido, nos voltamos para a confecção de materiais pedagógicos inovadores, como a casoteca, capazes de suscitar reflexões e promoverem ações pedagógicas que discutam a promoção da saúde, a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência.

Projeto Monitoria no Território de Experiências Interdisciplinares em Agroecologia
Monitor:  LUCAS DO COUTO NEVES
Disciplinas:
GEOGRAFIA APLICADA A EDUCAÇÃO DO CAMPO;
GEOGRAFIA HUMANA;
GEOGRAFIA AGRÁRIA;
TÓPICOS ESPECIAIS EM GEOGRAFIA I;
TÓPICOS ESPECIAIS EM GEOGRAFIA II

#Pedagogia
Projeto Monitoria em didática
Monitor: IDALLA PENA NORONHA
Disciplinas:
Didática;
Didática I;
Didática II

Projeto Monitoria em Psicologia da Educação: o aprendizado a partir da troca entre pares
Coordenadora: Profa. Fernanda Insfran
Bolsista: Silvia Ramos
Resumo:
O projeto pretende desenvolver atividades em sala de aula, com a professora, os monitores e os demais alunos, e também em atendimento extra-classe, onde os monitores possam colaborar para o aprofundamento das discussões realizadas em sala de aula, a partir de recursos didáticos como artigos científicos, filmes e documentários. Além disso, buscaremos, com estes recursos, despertar o interesse dos alunos das licenciaturas da área de exatas (Ciências Naturais, Física, Matemática e Computação), que cursam a disciplina Psicologia da Educação III, que têm demonstrado desinteresse e desmotivação para estudarem as disciplinas pedagógicas oferecidas, por não sentirem proximidade destas com as demais disciplinas da grade curricular de seus cursos.

INFES – UFF
Universidade Federal Fluminense, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior

Av. João Jasbick, s/nº, Bairro Aeroporto

Santo Antônio de Pádua – RJ

CEP: 28470-000

Telefone:
Secretaria: (21)2629-2355, Gerências: (21) 2629-2357

REDES SOCIAIS

Skip to content