Resumo
Dentro
da perspectiva de uma ética ambiental, o projeto tem como propósito
investigar e realizar experiências em torno do uso pedagógico de
elementos da permacultura e dos estudos e práticas biorregionais na
formação de educadores do campo. O intuito básico é elaborar e
desenvolver com educadores em formação no INFES práticas destinadas a
espaços de educação que tenham como princípio ético e político a
promoção de relações não deletérias entre o homem e a biosfera.
Consideramos que na educação do campo o protocolo de design
permacultural e as tarefas do biorregionalismo são
altamente decisivas para o planejamento e criação de uma pedagogia do
campo agroecológica (pedagogia da terra), assim como para o planejamento
de pesquisas, práticas formativas e metodologias de ensino que operem
em favor da produção de subjetividades sensíveis à saúde ecosférica. Para isso o projeto, atrelado ao grupo de pesquisa NuTAgro,
propõe elaborar, sobretudo no interior do espaço-laboratório
socioeducacional localizado dentro do INFES/UFF, onde já funciona o
projeto de extensão denominado TEIA, experimentações e investigações que
levem ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que confluam
diretamente com os propósitos mais atuais exigidos pela educação do
campo, sobretudo os relacionados à agroecologia e ao biorregionalismo.
palavras-chave
Permacultura; Biorregionalismo; Educação do Campo)