Permacultura e biorregionalismo nas pesquisas e práticas pedagógicas da Educação do Campo

Resumo

Dentro da perspectiva de uma ética ambiental, o projeto tem como propósito investigar e realizar experiências em torno do uso pedagógico de elementos da permacultura e dos estudos e práticas biorregionais na formação de educadores do campo. O intuito básico é elaborar e desenvolver com educadores em formação no INFES práticas destinadas a espaços de educação que tenham como princípio ético e político a promoção de relações não deletérias entre o homem e a biosfera. Consideramos que na educação do campo o protocolo de design permacultural e as tarefas do biorregionalismo são altamente decisivas para o planejamento e criação de uma pedagogia do campo agroecológica (pedagogia da terra), assim como para o planejamento de pesquisas, práticas formativas e metodologias de ensino que operem em favor da produção de subjetividades sensíveis à saúde ecosférica. Para isso o projeto, atrelado ao grupo de pesquisa NuTAgro, propõe elaborar, sobretudo no interior do espaço-laboratório socioeducacional localizado dentro do INFES/UFF, onde já funciona o projeto de extensão denominado TEIA, experimentações e investigações que levem ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que confluam diretamente com os propósitos mais atuais exigidos pela educação do campo, sobretudo os relacionados à agroecologia e ao biorregionalismo.

palavras-chave

Permacultura; Biorregionalismo; Educação do Campo)

INFES – UFF
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