Saberes, Patrimônios e Identidades: Construção Coletiva e Compartilhada do que é Patrimônio Cultural

O projeto em questão tem como objetivo instrumentalizar teórico-metodológica os estudantes do curso de pedagogia provocando a interlocução com temas relacionados às Políticas Culturais e de Preservação do Patrimônio e Memória. Assim, pretende-se:

1) Sensibilizar os alunos participantes do projeto acerca da importância de preservação do patrimônio material e imaterial, numa perspectiva de construção coletiva e compartilhada;

2) Contribuir para a instrumentalização teórico-metodológica dos estudantes bolsistas para atuação como mediador na construção de ambientes de aprendizagem dialógicos e participativo.  Para isso serão realizadas as seguintes estratégias:

a) estudo exploratório de acervos pré-existentes, inventário de programas, políticas, atividades e ações desenvolvidas na região que visam a preservação do patrimônio material e imaterial;

b) Organizar oficinas de educação patrimonial tendo como princípio a participação comunitária, onde deverá ser observado suas referências culturais e de patrimônio;

c) organização de acervo de material didático-pedagógico sobre as temáticas do projeto (documentários, material iconográfico, CDs, bibliografia eletrônica, acervo musical etc.).

Além das atividades descritas será observado o rendimento acadêmico do aluno.

Caso não seja satisfatório, será realizado diagnóstico das dificuldades apresentadas de forma possibilitar elaboração de estratégias que visem sanar as dificuldades e corrigi-las.