TÍTULO: Michel de Certeau no “Jardim das Delícias”

PROFESSOR: Mitsi Pinheiro de Lacerda Benedito

RESUMO: O Seminário Michel de Certeau no “Jardim das Delícias” é oferecido pelo “Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidianos” do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense, em parceria com o “Grupo de Pesquisa Cotidianos em Devir” e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa, bem como com a Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus de Carangola/MG. O Seminário será desenvolvido em encontros presenciais nos municípios de Santo Antônio de Pádua/RJ, Viçosa/MG e Carangola/MG, durante os quais os participantes se dedicarão a estudar o livro de Michel de Certeau intitulado “A invenção do Cotidiano”. O título do Seminário Michel de Certeau no “Jardim das Delícias” faz alusão às itinerâncias narradas por Certeau em seu livro “A fábula mística”, em relação ao quadro de El Bosco (Hieronymus Bosch, Museu do Prado, 1504). O Seminário se justifica por se constituir enquanto esfera formativa extracurricular, oferecendo a estudantes e professores (as) a oportunidade de iniciação ao pensamento teórico de Michel de Certeau. Mesmo que as ambições do Seminário sejam bastante modestas – considerando-se o estudo de apenas um livro – entende-se que o mesmo apresenta importantes conceitos que contribuem para a aproximação da complexidade dos cotidianos. Em se tratando de sujeitos envolvidos com o cotidiano escolar, o estudo apresenta outras possibilidades de leitura acerca dos movimentos empreendidos pelos sujeitos escolares, dando a ver micro organizações solidárias e conscientes que o olhar hegemônico invisibiliza, converte ou se apropria. Certeau nomeia estes movimentos de fuga do instituído enquanto “táticas de praticantes”, e sua caminhada em busca do conhecimento destas táticas, configura uma Etnometodologia própria à percepção de quem habita a escola.